Pesquisa de Marketing

“A ferramenta indispensável para a excelência em gestão de marketing”
PREMISSAS

Premissas

Sem informação o marketing nem começa. Com informações imprecisas uma empresa pode naufragar rapidamente. Conhecer os meandros do mundo das informações é, portanto, um aspecto central no sucesso de um profissional de marketing.

Entenda as premissas do treinamento.
OBJETIVOS

Objetivos

Ao final do treinamento os participantes:

  •  Estarão sensibilizados para o papel das informações na construção de uma estratégia consistente de marketing.
  •  Saberão usar as diferentes ferramentas para conduzir as fases de análise e avaliação do processo mercadológico (análise, adaptação, ativação e avaliação).
Saiba os objetivos que o treinamento possui.
CONTEÚDO

Conteúdo

  • Marketing e Informação: a indispensabilidade da informação no processo mercadológico que se inicia (análise) e termina (avaliação) baseado nela.
  • Tipificando: a diferença entre dados, informações e conhecimento e as implicações práticas decorrentes.
  • Sistema de Informações em Marketing: como pessoas, apoiadas por equipamentos, encaminham processos para prover consistência ao ciclo mercadológico.
  • Informações Internas: como selecionar, coletar, analisar e distribuir informações já existentes na empresa para aumentar a qualidade das decisões.
  • Inteligência de Mercado: toda a empresa funcionando como antena para a captação de informações que devem ser estruturadas para servir como base para as decisões de marketing.
  • Inteligência Competitiva: a inteligência de marketing dirigida especificamente aos concorrentes.
  • Pesquisa: desenvolvendo projetos para a captação de informações específicas e indisponíveis sobre variáveis mercadológicas.
  • O Processo da Pesquisa de Marketing: os passos que ligam o problema mercadológico a ação (propósito, objetivo, avaliação de viabilidade, projeto, coleta, análise e relatório de conclusões).
  • Natureza da pesquisa e aplicação: pesquisas de oportunidade, pesquisas de desenvolvimento, pesquisas de lançamento e pesquisas de acompanhamento.
  • Tipos de Pesquisa: exploratórias, descritivas e causais.
  • Pesquisas qualitativas x quantitativas: vantagens, desvantagens e aplicações.
Veja o conteúdo que o treinamento oferece.

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