O QUE FALAMOS

Tubarões que Ensinam

O incomodo causado por profissionais competitivos e agressivos pode funcionar como alavanca de desenvolvimento de uma equipe. Nadando com Tubaroes

O modelo 70:20:10 está na boca do RH novamente. Essa abordagem que tem décadas de existência voltou a ganhar espaço nas estratégias de desenvolvimento de pessoas nas organizações e vem dando a luz a diversas formas diferentes de aprendizado. Uma, que talvez não seja considerada por muitos é a convivência com tubarões no espaço de trabalho. Batizados assim por serem agressivos e competitivos, tais profissionais são uma fonte de incômodo para seus pares. A boa notícia é que esse incômodo pode ser usado a favor do time.

Esses potenciais “predadores” geralmente elevam a régua de exigência no ambiente de trabalho e fazem aqueles que nadam a seu lado se mexerem mais rapidamente para não serem “devorados”. Apesar da intimidação inicial, parece que as pessoas percebem a importância desses profissionais no ambiente. Tanto é que uma pesquisa realizada pela Page Personel com analistas, coordenadores e jovens gestores revelou que a situação pode ser positiva. Para 90% dos respondentes, ambientes assim fazem bem para o funcionário e para a empresa. Mais do que isso: para 40% a disputa é fundamental para o desenvolvimento pessoal e a promoção do sucesso da companhia.

Considerando essas circunstâncias, a área de Recursos Humanos pode trabalhar junto com o líder de um time para garantir o equilíbrio entre a presença de profissionais que provoquem positivamente o time, sem entretanto deixar a situação descambar para o lado do conflito generalizado e perda da motivação.

Insights para o seu Desenvolvimento

Qual o aprendizado? Profissionais agressivos e competitivos podem ser fontes de desenvolvimento para seus pares (desde que não passem dos limites, é claro).

Como coloco em prática? Verifique se no time que você lidera ou apoia existem pessoas com magnetismo suficiente para agitar o ambiente e elevar a régua de exigência. Em caso negativo, considere contratar alguém mais apimentado no próximo processo de seleção.

Para conhecer os nossos treinamentos de liderança e gestão de pessoas navegue em nosso site  ou envie um e-mail para comercial@ynner.com.br e peça mais informações.

 


Tags • Gestão Liderança Recursos Humanos Treinamento & Desenvolvimento

Leia Também

[Dica de Leitura] “How to Spot Good Learners” da Revista Talent Development [Dica de Leitura] “How to Spot Good Learners” da Revista Talent Development Sua Empresa Valoriza ou Sufoca os Talentos? Sua Empresa Valoriza ou Sufoca os Talentos? RH na Pauta do Dia RH na Pauta do Dia Você no controle de sua produtividade! Você no controle de sua produtividade!

Comentários


BUSCA

Receba nossos conteúdos por e-mail: