O QUE FALAMOS

Os Desafios dos Grupos Virtuais

Dicas práticas para ter um time vencedor trabalhando a distância trabalho a distancia

Uma das questões que têm aparecido com frequência nos treinamentos de Trabalho em Equipe e Liderança é a dos “Grupos de Trabalho Virtuais”. E não é difícil entender porque. Afinal, cada vez mais existem projetos envolvendo profissionais de diferentes sites dentro de um país e mesmo com membros das mais diversas localizações do planeta. Um rico artigo da Harvard Business Review (Getting Virtual Teams Right de Keith Ferrazzi) trata do assunto e aponta os fatores chave de sucesso de uma equipe desse tipo. A saber:

  • O Time Certo: o que inclui pessoas com o perfil adequado para a autonomia, um tamanho que na prática tem se mostrado produtivo (até 10 componentes) e papéis claros e conhecidos por todos.
  • O Líder Certo: que deve construir um clima de confiança, encorajar diálogos francos e deixar os objetivos e regras de funcionamento muito claros.
  • Os Pontos de Contato Certos: segundo o autor, em alguns momentos cruciais as pessoas devem se reunir fisicamente. No início do projeto, quando alguém entra no time e nos marcos mais importantes.
  • A Tecnologia Certa: que devem permitir o registro dos encontros, oferecer uma ferramenta de troca de mensagens instantâneas e fóruns de debate.

Tags • Competências Gestão Liderança Recursos Humanos Trabalho em equipe Treinamento & Desenvolvimento

Leia Também

Matemática para que? Matemática para que? Influência sem Autoridade Influência sem Autoridade Um Dia de Cada Vez Um Dia de Cada Vez O Risco das Palestras Vazias O Risco das Palestras Vazias

Comentários


BUSCA

Receba nossos conteúdos por e-mail: