O QUE FALAMOS

Entrevista com o Presidente Barack Obama

Insights da entrevista concedida ao CEO do ATD, Tony Bingham ATD 2018 - Entrevista - Barack Obama (corte)

Poucos tiveram tanto poder.
E raros dos raros foram os que tentaram fazer dele instrumento de pacificação.
Certamente não há consenso sobre os caminhos que escolheu.
Principalmente entre os seus.
Vi com meus olhos. Alguns brilhando. E outros que faiscavam.

Não tenho elementos para avaliar objetivamente seu governo — nem é minha intenção fazê-lo.
Mas é difícil negar ao Presidente Obama a alcunha de LÍDER.
Na acepção contemporânea da palavra.
Humano.
Inspirador para aqueles que lhe abriram uma fresta da mente e da alma.

Ter ouvido suas reflexões foi um privilégio. Compartilhar as que julguei mais importantes é outro. Não garanto que sejam exatamente as palavras que se lhe espalharam os lábios. Mas garanto que são as que entraram em meus ouvidos.

Coloco-as na forma de citação. Com a elementar confissão das sentenças anteriores.

 ATD 2018 - Entrevista - Barack Obama e Tony Bingham

  • Sobre Educação: “Assim como no caso da Michelle, tudo o que eu tinha era educação. E foi sobre ela que construímos nossas trajetórias.”
  • Sobre Trabalho em Equipe (falando com suas filhas): “Adultos nem sempre sabem o que estão fazendo. Mas quando se juntam, uns compensam os pontos cegos dos outros e acabam conseguindo fazer coisas extraordinárias.”
  • Sobre Gestão: “Quando você é presidente, o que vem parar na sua mesa é aquilo que não tem solução ideal. Que é paradoxal. Que tem consequências positivas e negativas. As coisas difíceis e super difíceis com soluções ideais são resolvidas pelas pessoas extremamente competentes que te cercam. Você tem que trabalhar com probabilidades. Com incertezas.”
  • Sobre Isolamento no Poder: “Uma questão importante é: como você cria um sistema de feedbacks, no qual, mesmo os mais juniores, sentem-se seguros e confortáveis para falar com tranquilidade sobre como veem a situação e para emitir suas opinião.”
  • Sobre Aproximação com a Base: “Pergunte para os liderados dos seus liderados o que eles acham. Eles ficarão mais alertas. E se sentirão importantes o suficiente para desenvolverem suas próprias perspectivas. No começo ficarão assustados. Mas depois entenderão e participarão do jogo.”
  • Sobre Valores: “Eu não me preocupava quando havia diferenças entre as opiniões. Dissidências práticas. Eu me preocupava quando sentia que os nossos valores estavam sendo desrespeitados.”
  • Sobre Discordar: “Nós podemos discordar sobre como agir. Mas se discordarmos sobre quais são os fatos, não conseguiremos progredir. Precisamos concordar sobre os fatos.”
  • Sobre Talentos: “Não é sobre ensinar alguém a fazer uma tarefa. É sobre conseguir fazer com que cada um entregue o seu melhor.”
  • Sobre Mudanças: “As pessoas não mudam até que alguma coisa em sua realidade esteja desconfortável. E perceber esse desconforto, requer abertura. Depois é preciso aceitar que mudar é muito difícil. E que a única maneira de conseguir a mudança é quebrar a grande tarefa em etapas menores e digeríveis.”
  • Sobre Tecnologia: “A tecnologia vai mudar tudo. E rápido. Em menos de 20 anos teremos mudanças em um nível de profundidade que a Revolução Industrial levou 150 para cunhar.”
  • Sobre o Futuro: “Eu sou cuidadosamente otimista. Tem tudo para dar certo. Mas nós precisamos estar atentos a alguns aspectos e fazer algumas coisas da forma certa.”
  • Sobre o Futuro do Passado: ” Há 50 anos seria inimaginável eu estar aqui agora. O mundo está melhorando. A história da humanidade é a história de progresso.”

(Insights obtidos in loco, diretamente do auditório no San Diego Convention Center, na California, durante a Palestra de Abertura da Conferência ATD 2018)


Tags • ATD 2018 Barack Obama Conferência ATD 2018 Líder Liderança Presidente Obama T&D Tony Bingham Treinamento & Desenvolvimento

Leia Também

A Estratégia por trás de T&D A Estratégia por trás de T&D Suor ou Talento? Suor ou Talento? Trabalho Infeliz Trabalho Infeliz O Líder tem que Falar Mil Vezes a Mesma Coisa O Líder tem que Falar Mil Vezes a Mesma Coisa

Comentários


BUSCA

Receba nossos conteúdos por e-mail: