O QUE FALAMOS

As Competências do Futuro

O Institute for the Future desenvolveu uma pesquisa para entender que competências serão valorizadas daqui para frente em função das rupturas existentes no ambiente corporativo. São elas:

  1. Pensamento Computacional: capacidade de dar sentido a massacrante quantidade de dados disponíveis.
  2. Mentalidade de Design: compreensão de que o ambiente físico tem impacto na qualidade do pensamento e discernimento para reconhecer que tipo de ambiente deve ser usado para cada tipo de trabalho a ser realizado.
  3. Gestão da Carga Cognitiva: habilidade para separar informações relevantes daquelas que são lixo informacional.
  4. Conhecimento de Novas Mídias: capacidade de usar as novas mídias para se comunicar interna e externamente.
  5. Transdisciplinaridade: capacidade de falar a língua das áreas adjacentes e interagir com elas de forma produtiva.
  6. Capacidade de Conferir Sentido: habilidade para explorar possibilidades inéditas e criativas.
  7. Inteligência Social: capacidade de avaliar emoções dos que estão a sua volta e adaptar a linguagem verbal e não verbal para otimizar a relação com as pessoas.
  8. Pensamento Original e Adaptativo: capacidade de responder às circunstâncias únicas e inesperadas.
  9. Competência Intercultural: conhecimento e trânsito em diferentes culturas, línguas e  ambientes.
  10. Colaboração Virtual: capacidade de engajar e motivar um grupo fisicamente disperso.

Uma conclusão adicional do estudo é que os profissionais mais valiosos serão aqueles que conseguirem conjugar habilidades humanas e recursos tecnológicos para gerar resultados.

Reflexão Ynner Treinamentos: a maior parte das pessoas cairá na tentação de identificar aquelas competências em que é deficiente e tentará melhorá-las. Nada contra, mas esse não é o caminho para a excelência. Comece por aquelas para as quais você tem vocação e invista nessas, pois elas é que farão a diferença na sua trajetória. As fraquezas devem receber uma atenção complementar para que você encontre uma forma de conviver com elas.

Extraído do artigo da HSM Management reproduzido da Rotman Magazine


Tags • competências Tendências

Leia Também

Desenvolver times e pessoas. Como manter sua equipe motivada! Comunicação interpessoal O Status de Estar Ocupado

Comentários


BUSCA

Receba nossos conteúdos por e-mail: