O QUE FALAMOS

O bê-a-bá do EaD

Entenda em 7 passos o que é, pra que serve e como começar a utilizar essa ferramenta em sua empresa. Pessoas conectadas, se desenvolvendo com e-learning.

Dia desses comecei a notar que quando uso a sigla EaD, por mais que possa parecer mentira, muitas pessoas ainda não fazem ideia do que seja. E não estou falando de pessoas fora do mundo corporativo, estou falando de participantes de treinamentos que ministro nas empresas dos mais diversos mercados.
Se isso te surpreende, ficará ainda mais surpreso quando eu disser que já ouvi isso de profissionais de RH!!!

Isso me fez refletir: Será que, como EaD é algo corriqueiro para nós da Ynner, estamos assumindo que também o é para o mercado e, com isso, estamos deixando de comunicar alguns conceitos básicos sobre o assunto?

Como prefiro pecar pelo excesso do que pela falta, resolvi escrever esse post com alguns pontos básicos sobre o tema. Por motivos didáticos, serei superficial e simplista, já que o foco é o “não entendido” no assunto. Se você já entende do assunto, pode querer ler o conteúdo integral para relembrar os pontos principais ou pode preferir ir para o item 4. Você decide.

1) O que significa EaD?
Comecemos pelo básico. EaD é a sigla para Ensino à Distância.

2) O que é EaD?
EaD é uma modalidade de ensino onde o professor e o aluno não precisam estar fisicamente no mesmo ambiente nem mesmo disponíveis ao mesmo tempo (o que chamamos de assíncrono). Note que com essa definição a gama de possibilidades de ensino que se encaixam em EaD é imensa. Podemos começar, por exemplo, citando os antigos cursos por correspondência. Quem não se lembra do Instituto Universal Brasileiro? Professor (que criou o material) e aluno (o assinante) estavam fisicamente separados e trabalhando de forma assíncrona. Com a tecnologia novas possibilidades se abriram para o EaD, entre as mais usadas atualmente estão o e-learning, o podcast e os One Page Texts, mas as possibilidades são imensas. Para o escopo deste artigo foquemos no e-learning.
O e-learning é uma forma de transmissão de conteúdo majoritariamente via internet (apesar de não ser esse o único meio). De uma maneira bem simplista, poderíamos dizer que, com um e-learning você pode ter um treinamento qualquer disponível via internet para que seus colaboradores acessem quando, onde e como quiserem.

3) O que preciso para implementar um EaD em minha empresa?
Caso você queria desenvolver um curso via EaD para sua empresa, precisará de algumas ferramentas e tecnologias específicas. Dessas as duas principais são: um LMS (Learn Management System), ou seja, uma plataforma através da qual você hospedará (armazenará) o EaD, dará acesso aos colaboradores, emitirá relatórios para acompanhar o desempenho, entre outras funcionalidades; e uma ferramenta de autoria, ou a ferramenta onde você criará o treinamento em si. A maior parte das empresas prefere terceirizar o desenvolvimento do módulo, ficando, com isso, a necessidade apenas do LMS, que pode ser comprado ou contratado por SAAS (Software As A Service), pagando um fee mensal. Existem, inclusive, opções gratuitas de LMS no mercado, sendo o mais famoso deles o Moodle. (Importante salientar aqui que a Ynner não recomenda o uso de ferramentas gratuitas).
Talvez, nesse momento, você esteja pensando: Ah não! Dá muito trabalho. Posso afirmar que não é tão complicado quanto parece.

4) Custa caro ter um EaD?
Depende do que você entende por custo. Um EaD gera tantas economias para as empresas que os adotam, que fica praticamente desnecessário falar sobre o preço do desenvolvimento. Para explicar isso quero usar um exemplo hipotético: Imagine que uma empresa com presença nacional resolva treinar todos os seus vendedores em uma metodologia própria de vendas. Precisaria, entre outras coisas, locar um espaço enorme, deslocar todos os vendedores (passagens, hotel, alimentação, deslocamento, dias de vendas perdidos), contratar uma consultoria de treinamento, teria os custos com deslocamento, hospedagem, alimentação do consultor, etc, etc, etc… E para piorar, se, nos próximos meses, contratasse mais 10 vendedores, teria todos esses custos novamente para treiná-los.
E se esse treinamento fosse realizado à distância? Nesse caso a empresa teria o custo do desenvolvimento do EaD e do LMS para distribuição e… Pronto! Todos os vendedores seriam treinados e, os novos só teriam que acessar o curso e realizá-lo de suas próprias casas!
Quanto essa empresa economizaria nesse caso?

5) Por que você deve implantar EaD como ferramenta de treinamento em sua empresa?
Bem, o custo já é um fator que ficou claro no item anterior, certo? Mas podemos pensar em mais alguns fatores interessantes. Acho que vale ressaltar aqui três deles:

    • Possibilidade de rever o treinamento e, com isso, assimilar mais conteúdo.
    • Poder assistir em qualquer lugar e de qualquer dispositivo, podendo utilizar os tempos “perdidos” em salas de espera, por exemplo, para isso.
    • Alinhamento com os desejos das novas gerações que estão habituados a esse tipo de mídia.

6) Quais os diferenciais do EaD da Ynner?
Quando a Ynner decidiu entrar nesse mundo do Ensino à Distância, tínhamos alguns requisitos em mente e esses tornaram-se nossos principais diferenciais:

    • Abordagem andragógica: nossos cursos são desenvolvidos para adultos. Um exemplo desse cuidado é que não utilizamos (exceto em alguns casos) personagens animados que infantilizam o produto. Preferimos utilizar fotos e vídeos de pessoas reais.
    • Design agradável: temos todo o cuidado de desenvolver uma aparência para o módulo que torne agradável para o aluno estar naquele ambiente.
    • Vídeos, vídeos, vídeos…: vivemos na era dos vídeos. Por que não aproveitar esse recurso? Nossos módulos contam com muitos vídeos de qualidade profissional.
    • Design Instrucional Inteligente: um módulo de EaD não é uma aula ou um treinamento filmados, pelo contrário, ele é desenhado de modo que o aluno goste de assistir aquele conteúdo.
    • Estrutura não linear: Por que obrigar o aluno a ver algo hoje que ele não está a fim? Em nossos módulos de EaD o aluno pode escolher o que deseja aprender hoje e o que prefere deixar para amanhã simplesmente clicando em menus e botões.
    • Interatividade: o colaborador participa do andamento do treinamento. Durante todo o conteúdo ele é chamado a clicar, responder, digitar, arrastar… e essa dinâmica faz com que seja gostoso participar daquele treinamento.

7) E qual deve ser o primeiro passo?
O primeiro passo para desenvolver um EaD é entrar em contato com a Ynner e solicitar a visita de um de nossos consultores.
Será um prazer atendê-lo e estender esse papo!

(19) 3709 1095 ou contato@ynner.com.br


Tags • Desenvolvimento Constante Design Instrucional Inteligente Developing People e-learning Ensino à Distância LMS tecnologias em T&D Ynner Treinamentos

Leia Também

Palestra Completa do Yuri Trafane no Amcham Talks 2019 Palestra Completa do Yuri Trafane no Amcham Talks 2019 Appreciative Inquiry (Investigação Apreciativa) Appreciative Inquiry (Investigação Apreciativa) Tema apenas o Medo Tema apenas o Medo Aprenda ou Morra! Aprenda ou Morra!

Comentários


BUSCA

Receba nossos conteúdos por e-mail: