O QUE FALAMOS

A Arte de saber perguntar

Quando a pergunta certa é a resposta para o empreendedor. Quadro negro com ponto de interrogação mais criatividade é igual a ideia

Uma pergunta poderosa pode gerar uma reflexão/ação de extrema importância para o empreendedor capaz de alterar o rumo dos seus negócios. Como fala a empresária Luiza Helena, da rede Magazine Luiza, o empreendedor precisar ter uma capacidade “fuçativa”, ou seja, ser uma pessoa extremamente curiosa buscando de todas as formas respostas para seus dilemas e oportunidades.

Esse empreendedor que vos fala traz algumas perguntas que podem gerar em você, caro leitor, alguns insights, preocupações, confirmações e uma reflexão de como anda o seu momento como empreendedor.

Vamos lá:

O quanto você tem lido/fuçado sobre as novas tendências que devem impactar os negócios nos próximos 5 anos?
Quais dessas tendências podem impactar o seu negócio? Quais as oportunidades? Quais as ameaças?

Quais novas tecnologias que você aprendeu nos últimos meses?

80% das empresas no mundo estão redefinindo o seu modelo de negócios. Você já tem o seu? Está atualizado? Ele é estático ou segue o conceito de ajustes constantes?

O quanto você tem dedicado tempo na sua agenda para se conectar com pessoas com visões diferentes da sua?

O quanto você tem dedicado seu tempo para se conectar com pessoas? E com você?

Você conhece exatamente o seu cliente? Suas dores? Seus valores? Qual o valor que você está entregando a eles?

E o seu concorrente, o que ele está fazendo? Quais os diferenciais que ele possui em relação ao seu negócio? Será que existem concorrentes novos e mais atuais? Que valor eles estão entregando? Os novos concorrentes atuam no seu mercado ou estão atuando “ainda” em outro segmento que em breve irá impactar o seu?

A forma de gerar receita para o seu negócio pode ser ampliada? Será que você não está sendo muito tradicional?

O seu cliente está utilizando vários canais de interação, diálogo e consulta. E a sua empresa? Quais os canais de comunicação que você está utilizando? Você está interagindo ou querendo simplesmente falar aquilo que você tem interesse?

Você possui indicadores claros de gestão? Você tem feito uma análise periódica desses indicadores ou os mesmos estão apenas no papel?

Quais os conhecimentos necessários para o seu negócio? Você tem buscado se atualizar sobre eles?

E por último, mas não menos importante:
Quais ações você vai tomar em virtude das perguntas que achou relevantes?


Tags • Empreendedorismo Estratégia e Visão Sistêmica Planejamento plano de negócios saber perguntar visão sistêmica

Leia Também

Gestão de Custos e aumento de competitividade Gestão de Custos e aumento de competitividade Nem Tudo que é Novo é Bom Nem Tudo que é Novo é Bom Intrapreendedor Enxuto Intrapreendedor Enxuto Empreendedorismo e Paternidade

Comentários


BUSCA

Receba nossos conteúdos por e-mail: